Azeitech 2025: debate técnico visa conexão entre pesquisa e setor produtivo

Programação, que acontece em 21 de fevereiro, inclui palestras, atividades práticas e mostra tecnológica

Fev 12, 2025 - 14:54
Azeitech 2025: debate técnico visa conexão entre pesquisa e setor produtivo
A programação ocorre das 7h30 às 16h e inclui palestras, atividades práticas e mostra tecnológica

Considerado um dos eventos mais importantes da olivicultura no Brasil, o Azeitech 2025 acontece em 21 de fevereiro, no Campo Experimental de Maria da Fé, em Minas Gerais. A programação ocorre das 7h30 às 16h e inclui palestras, atividades práticas e mostra tecnológica.

Um dos destaques do evento realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) será o debate técnico, promovido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive).

O debate acontecerá às 14h30 e tem como objetivo fomentar a troca de conhecimento e discutir estratégias para fortalecer a união entre ciência e produção.

Debate Técnico

O momento será conduzido pelo coordenador do Programa Estadual de Pesquisas em Olivicultura da Epamig, Pedro Moura, e o pesquisador da Embrapa, Humberto Ribeiro Bizzo.

Na ocasião, serão apresentados os projetos de pesquisa em execução, além das iniciativas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Olivicultura e do Azeite Brasileiros, coordenadas pela Embrapa em parceria com a Epamig.

Segundo Pedro Moura, o debate será uma oportunidade estratégica para o alinhamento entre as demandas do setor produtivo e as soluções desenvolvidas pela pesquisa.

“Durante o debate, faremos um paralelo entre as necessidades apontadas pelos produtores em eventos anteriores, como no 1º Azeitech em 2021, e os projetos que conseguimos viabilizar desde então”, destaca.

A troca de conhecimentos também será acompanhada por representantes do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Epamig com o intuito de integrar às pesquisas alternativas inovadoras e tecnológicas.

Mapeando o cenário da olivicultura
Para embasar a discussão e atualizar os dados do setor, a Epamig desenvolveu um formulário voltado aos olivicultores de diversas regiões. O intuito é coletar informações sobre os olivais, produtos e serviços desenvolvidos, práticas de manejo, cultivares utilizadas, entre outras.

As respostas serão analisadas e comparadas com os projetos em andamento, permitindo um diagnóstico mais preciso das principais demandas do setor.

“Com as informações recebidas por meio do formulário, aliadas à apresentação sobre as pesquisas, iremos identificar eventuais necessidades não contempladas e avaliar se é preciso traçar novas estratégias para alinhar ainda mais a pesquisa ao setor produtivo", explica Pedro Moura.

O formulário está disponível no site do evento e já pode ser preenchido pelos olivicultores. Os dados pessoais não serão divulgados durante a apresentação dos resultados.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow